segunda-feira, 27 de abril de 2020

As Águas Subterrâneas - Geografia - 10º Ano

As águas subterrâneas constituem um valioso recurso natural. Geralmente captadas em profundidade, a sua utilização  é importante para atividades de uso doméstico, industrial e agrícola. Portugal é particularmente rico a nível de aquíferos e nascentes hidrotermais, o que coloca à nossa disposição um recurso vital que deve ser valorizado e preservado. 
Para aprofundares esta temática, sugere-se a análise do seguinte Ppt:


Questionário:
1- Distingue Aquífero Livre de Confinado
2- Em qual dos aquíferos podemos ter um furo artesiano? Explica Porquê. 
3- Explica o processo de contaminação salina de um aquífero.
Grau de Dificuldade - 3

6 comentários:

  1. 1. Um aquífero livre é uma formação geológica cujo limite superior é impermeável e o superior permeável, permitindo haver uma certa deslocação da água, daí ser "livre"; um aquífero confinado é também uma formação geológica, mas, em que os dois limites, inferior e superior são impermeáveis, impedindo a água de se deslocar, daí ser "confinado".
    2. Podemos ter um furo artesiano nos Aquíferos Livres, e mais facilmente nos porosos, visto que não existe nenhuma barreira (para além do próprio solo), ao contrário dos Aquíferos Confinados, em que existe uma barreira superior (para além do próprio solo), que dificulta ainda mais o acesso ao recurso, que é a água.
    3. A exploração intensiva das águas subterrâneas de aquíferos perto da costa, causa um avanço das águas do mar que por sua vez vão contactar as águas subterrâneas não salgadas, que captamos nos furos, contaminando-as.
    Francisco Ramos; 10 B2; Nº19; 2019/20

    ResponderEliminar
  2. 1- Distingue Aquífero Livre de Confinado
    Resposta: O aquífero livre não é limitado superiormente por uma camada impermeável. O limite superior é constituído por uma superfície de saturação onde a água está à pressão atmosférica, já o aquífero confinado cujo teto e muro são constituidos por aquicludos. A superficie piezométrica situa-se acima do respetivo teto e a pressão da água é sempre superior à pressão atmosférica, assim concluido que estas duas definições servem para demostrar a respetiva diferença ambos.

    2- Em qual dos aquíferos podemos ter um furo artesiano? Explica Porquê.
    Resposta: O aquífero onde poderos ter um furo artesiano denomina-se por Aquífero confinado, este permite o abastecimento contínuo de água, sem necessidade de existir um sistema de bombagem. Ocorre devido ao peso exercido das camadas confinantes e considera-se repuxante se a água atingir a superfície do terreno sob a forma de repuxo.

    3- Explica o processo de contaminação salina de um aquífero.
    Resposta: A exploração intensiva de água subterrânea dos aquíferos costeiros pode geral uma invasão progressiva da água do mar, resultante do avanço da interface água doce-água salgada, de que resulta uma contaminação salina da água subterrânea captada nos furos

    Daniela Arrais Nº4 10º2

    ResponderEliminar
  3. Cátia Santos Milheirão11 de maio de 2020 às 15:52

    1. O aquífero livre não é limitado superiormente por uma camada impermeável. O limite superior é constítuido por uma superfície de saturação onde a água está à pressão atmosférica, por sua vez, o aquífero confinado cujo o teto e muro são constituídos por aquicludos. A superfície piezométrica situa-se acima do respetivo teto e a pressão da água é sempre superior à pressão atmosférica. Assim, concluindo que estes dois conceitos apresentam certas diferenças.
    2. O aquífero onde pode ocorrer um furo artesiano denomina-se por aquífero confinado, este furo que pode ser vertical, inclinado ou horizontal permite o abastecimento contínuo de água, sem necessidade de existir um sistema de bombagem. Ocorre devido ao peso exercido das camadas confinantes e considera-se repuxante se a água atingir a superfície do terreno sob a forma de repuxo.
    3. A exploração intensiva de água subterrânea dos aquíferos costeiros pode gerar uma invasão progressiva da água do mar, resultante do avanço da interface água doce-água salgada, de que resulta uma contaminação salina da água subterrânea captada nos furos.

    Cátia Santos Milheirâo Nº3 10ºB2

    ResponderEliminar
  4. Inês C. 10ºB2 nº912 de maio de 2020 às 15:17

    1- Um Aquífero Livre não é limitado superiormente por uma camada impermeável. O limite superior é constituido por uma superficie de saturação onde a água está à pressão atmosférica. Um Aquífero Confinado é um aquífero cujo o teto e muro são consconstituidos por aquicludos. A superficie piezométrica situa-se acima do respetivo teto e a pressão da água é sempre superior à pressão atmosférica.

    2- O aquífero onde podemos ter um furo artesiano é o Aquífero confinado, pois este permite o abastecimento contínuo de água sem necessidade de existir um sistema de bombagem que corre devido ao peso exercido das camadas confinantes e considera-se repuxante se a água atingir a superfície do terreno sob a forma de repuxo.

    3- A exploração intensiva de água subterrânea dos Aquiferos Costeiros pode gerar uma invasão progressiva de água do mar, resultante do avanço da interface água doce-salgada, de que resulta uma contaminação salina da água subterrânea captada nos furos.

    ResponderEliminar
  5. João Cavaleiro

    1-Um Aquífero Livre não é limitado superiormente por uma camada impermeável. O limite superior é constituido por uma superficie de saturação onde a água está à pressão atmosférica. Um Aquífero Confinado é um aquífero cujo o teto e muro são consconstituidos por aquicludos. A superficie piezométrica situa-se acima do respetivo teto e a pressão da água é sempre superior à pressão atmosférica.

    2-O aquífero onde pode ocorrer um furo artesiano denomina-se por aquífero confinado, este furo que pode ser vertical, inclinado ou horizontal permite o abastecimento contínuo de água, sem necessidade de existir um sistema de bombagem. Ocorre devido ao peso exercido das camadas confinantes e considera-se repuxante se a água atingir a superfície do terreno sob a forma de repuxo.

    3-A exploração intensiva das águas subterrâneas de aquíferos perto da costa, causa um avanço das águas do mar que por sua vez vão contactar as águas subterrâneas não salgadas, que captamos nos furos.

    ResponderEliminar