Video-Clip da Semana

domingo, 10 de maio de 2020

Geografia (10º Ano) - Os Recursos Marinhos

Consolida conhecimentos sobre esta temática no seguinte Ppt e neste Link (Clica Aqui)

Atividade:
1- Indica 3 características da Pesca Tradicional e da Pesca Moderna.
2- Explica as razões que justificam a abundância de pescado nas Plataformas Continentais.
3- Identifica 3 grandes zonas de pesca a nível mundial.
4- Refere a importância das Correntes Marítimas para a pesca.
5- Caracteriza o fenómeno de Upwelling da costa portuguesa.
Responde na Caixa de Comentários. (Indica nome, nº e turma.).

12 comentários:

  1. João Uriel 10ºB2

    1- Pesca Tradicional: A nível de navegação não se distancia muito da costa; pode ser praticada como lazer ou como meio de subsistência;É a pesca que utiliza os métodos mais antigos e simples. Pesca Moderna: É o tipo de pesca que utiliza meios tecnológicos mais evoluídos; Este tipo de pesca destina-se à venda do pescado a grandes superfícies; Cada embarcação, quando vai para o mar, tem bem definido o tipo de peixe que pretende pescar.

    2- São áreas de onde provêm grandes quantidades de alimento para os peixes; a pouca profundidade das águas favorece uma melhor penetração da radiação solar e uma maior oxigenação das águas; É nas plataformas continentais que se concentram 80% de todas as espécies piscícolas capturadas.

    3- Atlântico Sul e Índico Oriental;O noroeste Atlântico; Nordeste Atlântico.

    4- As Corretes Marítimas podem ser quentes ou frias e têm uma grande quantidade e diversidade de recursos piscícolas. As zonas onde há contacto entre correntes são aquelas a diversidade é maior devido á agitação das águas, daí haver uma maior oxigenação e uma grande variabilidade de temperatura e salinidade.

    5- O fenómeno de Upwelling é comum na costa portuguesa. É caracterizado por ventos fortes junto ao litoral que afastam as águas superficiais para o largo. É uma corrente de compensação que se desloca na vertical e traz á superfície águas profundas ( frias e ricas em nutrientes), atraindo uma grande abundância de espécies como a sardinha e o carapau, o que favorece a atividade piscatória.

    ResponderEliminar
  2. 1.
    Pesca Tradicional:
    - Técnicas rudimentares
    - Reduzidas capturas
    - Autoconsumo ou mercado local
    Pesca Moderna:
    - Técnicas avançadas
    - Grandes Capturas
    - Mercado Nacional, Mundial e indústria transformadora
    2.
    A fraca profundidade, que permite maior penetração de luz solar, a agitação da água e a existência de menor salinidade das águas, isto que proporciona a existência de oxigénio e de plâncton nas plataformas continentais existindo assim, uma maior abundância de pescado.
    3.
    As 3 grandes zonas de pesca a nível mundial são o Japão, a China e os EUA.
    4.
    As correntes marítimas são importantes para a pesca pois explicam a quantidade e diversidade dos recursos piscícolas no mar.
    5.
    Upwelling – É uma corrente de ascendente de águas frias
    A Corrente de Portugal é uma corrente quente, não sendo, por isso, muito favorável ao desenvolvimento das atividades piscícolas. Contudo, os ventos fortes de quadrante norte, que se fazem sentir ao longo da costa, sobretudo no Verão, arrastam consigo para o largo as águas superficiais.

    Hugo Miranda, 10B2, Nº20

    ResponderEliminar
  3. 1- Indica 3 características da Pesca Tradicional e da Pesca Moderna.
    Resposta: A Pesca é uma atividade económica do Sector Primário baseada na captura ou produção de espécies aquáticas, destinada à alimentação humana, animal ou como fonte de matérias-primas. Na pesca tradicional são utilizadas técnicas rudimentares, verificam-se reduzidas capturas e são realizadas pequenas embarcações, enquanto na Pesca Moderna são utilizadas técnicas avançadas (por exemplo sonares), verificam-se também grandes capturas e embarcações e a sua duração é longa (durando vários meses).

    2- Explica as razões que justificam a abundância de pescado nas Plataformas Continentais
    Resposta: A plataforma Continental é a parte do fundo oceânico de fraco declive que se estende desde o litoral até à profundidade de 200 metros, é a área com maior importância biológica no conjunto dos fundos oceânicos devido: à fraca profundidade (que permite maior penetração de luz solar e favorece a formação de plâncton), as águas são mais agitadas (o que faz com que estas sejam mais ricas em oxigénio e plâncton), ao facto de se verificar uma menor salinidade das águas ( graças à agitação e às águas dos rios que nela desaguam) e à grande riqueza de nutrientes orgânicos e inorgânicos que são transportados pelos rios.

    3- Identifica 3 grandes zonas de pesca a nível mundial.
    Resposta:Três das grandes zonas de pesca a nível mundial são as águas do nordeste atlântico que se localizam junto à costa europeia (uma das mais importantes áreas de pesca a nível mundial), as especies mais frequentes denominam-se por arenque, bacalhau, atum e sardinha. Outras áreas de exploração mais recente (à medida que as regiões de exploração tradicional dão provas de esgotamento) são as águas costeiras da Mauritânia, as águas do golfo da Guiné e as águas de alguns países da América Latina, como as dos mares das Falklands.

    4- Refere a importância das Correntes Marítimas para a pesca.
    Resposta: Uma vez que interferem no clima dos locais onde atuam, as correntes marítimas são fenômenos importantes da natureza, responsáveis pelo equilíbrio das temperaturas e umidades dos locais do planeta. Além disso, elas proporcionam o equilíbrio do ecossistema marinho e ainda, favorecem a economia, ou seja, a atividade pesqueira de determinadas regiões.
    Um exemplo notório é a corrente do golfo, uma das mais importantes das correntes oceânicas, que surgem próximo ao golfo do México e seguem em direção ao continente Europeu, influindo diretamente nas temperaturas do local.
    Dessa forma, a corrente do Golfo ameniza as temperaturas gélidas do noroeste europeu, favorecendo a vida naquela região. Embora seja uma das mais importantes, nos últimos anos, a corrente do golfo tem sido imensamente afetada pelo aquecimento global (derretimento das geleiras polares), o que preocupa a maior parte dos especialistas no assunto, os quais alertam para o despontar de uma nova era glacial.

    5- Caracteriza o fenómeno de Upwelling da costa portuguesa.
    Resposta: A corrente de Portugal é uma corrente quente, não sendo, por isso, muito favorável ao desenvolvimento das atividade piscícolas. Contudo, os ventos fortes de quadrante norte, que se fazem sentir ao longo da costa, sobretudo no verão, arrastam consigo para o largo das águas superficiais. Desenvolve-se assim, uma corrente de compensação ou seja, as águas frias e profundas ascendem à superfície para substituir as que foram afastadas pelo vento levando a um aumento da agitação das águas e da diminuição da temperatura, o que se traduz numa maior oxigenação das águas e numa maior abundância de plâncton e outros nutrientes. Esta corrente de compensação designa-se por upwelling (é uma corrente de ascendente de águas frias do fundo para a superfície). O fenómeno de upwelling é, nos meses de verão, responsável pelas maiores quantidades de espécies como a sardinha, o carapau... ao longo da costa portuguesa.

    Daniela Arrais Nº4 10ºB2

    ResponderEliminar
  4. 1. A Pesca é uma actividade económica do Sector Primário baseada na captura ou produção de espécies aquáticas, destinada à alimentação humana, animal ou como fonte de matérias-primas e naturalmente, estas apresentam várias características distintas, entre as quais, por exemplo na pesca tradicional são utilizadas técnicas rudimentares, verificam-se reduzidas capturas e são realizadas pequenas embarcações, enquanto na Pesca Moderna são utilizadas técnicas avançadas (por exemplo sonares), verificam-se também grandes capturas e embarcações e a sua duração é longa (durando vários meses).
    2. Existe uma considerável abundância de pescado nas Plataformas Continentais. A plataforma Continental é a parte do fundo oceânico de fraco declive que se estende desde o litoral até à profundidade de 200 metros, é a área com maior importância biológica no conjunto dos fundos oceânicos devido: à fraca profundidade (que permite maior penetração de luz solar e favorece a formação de plâncton), as águas são mais agitadas (o que faz com que estas sejam mais ricas em oxigénio e plâncton), ao facto de se verificar uma menor salinidade das águas ( graças à agitação e às águas dos rios que nela desaguam) e à grande riqueza de nutrientes orgânicos e inorgânicos que são transportados pelos rios.

    3. Três das grandes zonas de pesca a nível mundial são as águas do nordeste atlântico que se localizam junto à costa europeia (uma das mais importantes áreas de pesca a nível mundial), as espécies mais frequentes denominam-se por arenque, bacalhau, atum e sardinha. Outras áreas de exploração mais recente (à medida que as regiões de exploração tradicional dão provas de esgotamento) são as águas costeiras da Mauritânia, as águas do golfo da Guiné e as águas de alguns países da América Latina, como as dos mares das Falklands.
    4. Uma vez que interferem no clima dos locais onde atuam, as correntes marítimas são fenómenos importantes da natureza, responsáveis pelo equilíbrio das temperaturas e unidades dos locais do planeta. Além disso, elas proporcionam o equilíbrio do ecossistema marinho e ainda, favorecem a economia, ou seja, a atividade pesqueira de determinadas regiões.Um exemplo notório é a corrente do golfo, uma das mais importantes das correntes oceânicas, que surgem próximo ao golfo do México e seguem em direção ao continente Europeu, influindo diretamente nas temperaturas do local, assim a corrente do Golfo ameniza as temperaturas gélidas do noroeste europeu, favorecendo a vida naquela região. Embora seja uma das mais importantes, nos últimos anos, a corrente do golfo tem sido imensamente afetada pelo aquecimento global (derretimento das geleiras polares), o que preocupa a maior parte dos especialistas no assunto, os quais alertam para o despontar de uma nova era glacial.
    5. A corrente de Portugal é uma corrente quente, não sendo, por isso, muito favorável ao desenvolvimento das atividade piscícolas. Contudo, os ventos fortes de quadrante norte, que se fazem sentir ao longo da costa, sobretudo no verão, arrastam consigo para o largo das águas superficiais. Desenvolve-se assim, uma corrente de compensação ou seja, as águas frias e profundas ascendem à superfície para substituir as que foram afastadas pelo vento levando a um aumento da agitação das águas e da diminuição da temperatura, o que se traduz numa maior oxigenação das águas e numa maior abundância de plâncton e outros nutrientes. Esta corrente de compensação designa-se por upwelling (é uma corrente de ascendente de águas frias do fundo para a superfície). O fenómeno de upwelling é, nos meses de verão, responsável pelas maiores quantidades de espécies como a sardinha, o carapau... ao longo da costa portuguesa.

    Cátia Santos Milheirão Nº3 10ºB2

    ResponderEliminar
  5. Pergunta 1: 3 características da Pesca Tradicional é que utiliza técnicas rudimentares, as capturas são pequenas e apenas abastecem mercados locais ou autoconsumo. 3 características da Pesca Moderna é que utiliza técnicas avançadas, como o sonar, tem grandes embarcações e grandes capturas.

    Pergunta 2:Existe uma abundância de pescado nas Plataformas Continentais, pois estas apresentam pouca profundidade o que permite maior penetração da luz solar e favorece a formação de plâncton, é nela que se concentram 80% de todas as espécies capturadas na pesca e tem grande riqueza de nutrientes orgânicos, inorgânicos e é ainda bastante oxigenada.

    Pergunta 2:Existe uma abundância de pescado nas Plataformas Continentais, pois estas apresentam pouca profundidade o que permite maior penetração da luz solar e favorece a formação de plâncton, é nela que se concentram 80% de todas as espécies capturadas na pesca e tem grande riqueza de nutrientes orgânicos, inorgânicos e é ainda bastante oxigenada.

    Pergunta 3: 3 grandes zonas de pesca a nível mundial são, por exemplo, Nordeste Atlântico, Centro-Este Atlântico e Nordeste Pacífico.


    Pergunta 4: A importância das Correntes Marítimas para a pesca é que estas ao entrarem em contacto fazem com que as águas sejam mais agitadas, o que leva a uma maior diversidade de recursos piscícolas. Provoca ainda uma maior oxigenação e a mais abundância de plâncton.


    Pergunta 5: O upwelling é uma corrente de compensação que se desloca na vertical e traz à superfície as águas profundas (frias e ricas em nutrientes), atraindo uma grande abundância de espécies como a sardinha e o carapau, o que favorece a atividade piscatória em Portugal.

    Margarida Dias Santos, nº12, 10ºB2.

    ResponderEliminar
  6. Inês C. 10ºB2 nº912 de maio de 2020 às 15:49

    1-Na pesca Tradicional são utilizadas técnicas rudimentares, tem reduzidas capturas e pequenas embarcações.
    Na pesca Moderna são utilizadas técnincas avançadas, como por exemplo os sonares, tem-se grandes capturas e grandes embarcações.

    2-As plataformas continentais são áreas próximas dos continetes, de onde provêm grandes quantidades de alimento para os peixes. O limite inferior da plataforma continental encontra-se a cerca de 200m de profundidade, a pouca profundidade favorece uma melhor penetração da radiação solar e maior oxigenação das águas. A plataforma liga-se às planicies por uma área de forte declive, o talude continetal

    3-Nordeste Atlântico, Noroeste Atlântico, Atlântico Sul, Índico Oriental.

    4- As correntes maritimas também explicam a quantidade e diversidade de recursos piscícolas no mar. Estas podem ser quentes ou frias. A zona de contato entre as correntes são aquelas onde a diversidade é maior, devido à grande agitação das águas, isso provoca uma maior oxigenação (qu conduz a maiores variedades de plâncton), mas também uma grande variabilidade da temperatura e salinidade.

    5-Nas áreas onde há fenómenos de upwelling, a riqueza das espécies é maior.
    O fenómeno de upwelling é muito comum na costa portuguesa, é caracterizado por ventos fortes carcteristicos dos meses de verão (nortadas), que sopram junto ao litoral, afastam as águas superficiais para o lago. O upwelling é uma corrente de compensação que se desloca na vertical e traz à superficie as àguas profundas (frias e ricas em nutrientes), atraíndo uma grande abundância de espécies, como a sardinha e o carapau, o que favorece a atividade piscatória.

    Inês Cuco, 10ºB2 nº9.

    ResponderEliminar
  7. 1) a pesca tradicional caracterizada pela mão de obra familiar, utiliza embarcações de pequeno porte, estas pescas normalmente são feitas em costas de rios, lagos.A pesca moderna ou pesca industrial é feita com navios de grandes dimensões, na qual têm mais possibilidade de pescar um maior nº de peixes.
    2) a razão que justificam a abundância de pescado na plataforma continental são por causa da elevada agitação das águas, o que com que elas sejam ricas em oxigénio, a pouca profundidade o que facilita a prenetração de raios solares, da abundância de plâncton que resulta também do efeito de upwlling , da afluência de resíduos orgânicos e inorgânicos transportados pelos rios e da baixa salinidade que é causada pela grande agitação das águas.
    3) as zonas de pesca mundial é na costa noroeste da europa pois a plataforma continental é muito extensa, as águas são relativamente frias ou temperadas e a salinadade é propricía ao desenvolvimento de diferentes especies de peixes; costa oriental do canadá e a nordeste dos eua pois a platoforma continental é muito larga e verifica se o contacto da corrente quente do golfo com a corrente fria do lavrador; costa do peru e do chile têm uma influência com a corrente fria de humbloldt que transporta grandes quantidades de plâncton; costa ocidental da américa do norte e o extremo oriente é das áreas mais ricas em plâncton o que faz com que seja das áreas mais importantes de pesca.
    4)as correntes marítimas são muito importantes uma vez que intereferem no clima, as correntes marítimas são muito importante para a natureza, além disse elas proporcionam o equilibrio no ecossistema marinho.
    4)o fenómeno de upwlling : este fenómeno é uma corrente fria que consiste na súbida da superfície do oceano de águas frias esta traz consigo o plancton que ajuda na produção de peixe como por exemplo a sardinha.

    Maria Emília de Jesus Ribeiro Nº 13 10ºB2

    ResponderEliminar
  8. 1-Na pesca tradicional são usadas tecnicas rudimentares, sendo assim há poucas capturas de peixe e realizam se em pequenas embarcações.
    Na moderna são por exemplo usadas os sonares, assim á grande capturas de peixe e são embarcações maiores.
    2-A muito pescado nas plataformas continentais, porque á pouca profundidade da agua e favorece porque a radiação solar penetra melhor e uma maior oxigenação das águas.
    3-A noroeste Atlântico, a nordeste Atlântico e indico oriente.
    4-As correntes maritimas são importantes para a pesca porque são responsáveis pelo equilíbrio das temperaturas; proporcionam o equilibrio dos ecossistemas marinho e favorece a economia.
    5-A corrente da costa portuguesa é uma corre nte quente, favorece o desenvolvimento das atividades piscícolas.
    Tomás marques
    10b2 n°17

    ResponderEliminar
  9. 1- Pesca Tradicional: sai por curtos períodos de tempo; ocupa maior número de pescadores; usa embarcações de pequenas dimensões; Pesca Moderna: usa técnicas de pesca modernas; usa embarcações maiores; a embarcação permanece no mar durante mais tempo.
    2- As razões são: a sua baixa profundidade; as suas águas agitadas; e a mistura de água doce dos rios que lá desaguam, causando uma maior iluminação e oxigenação que confere boas condições para a formação de plâncton, e um menor nível de salinidade e diversidade de nutrientes, que assim possibilitam a maior quantidade de pescado nessas zonas.
    3- Três grandes zonas de pesca a nível mundial são: Noroeste Atlântico; Pacífico Noroeste; e o Pacífico Sudoeste.
    4- As correntes marítimas são importantes para a pesca porque: as correntes frias favorecem a oxigenação da água, que tem origem na subida de águas profundas que arrastam consigo matéria rica em nutrientes; as áreas de ligação entre uma corrente fria e uma corrente quente, originam agitação e oxigenação, que, como já vimos, favorece o aparecimento de pescado.
    5- O fenómeno de upwelling na costa portuguesa, que se dá no verão, consiste na subida de águas superficiais, muitas vezes ricas em nutrientes, para camadas de água superficiais no oceano, por efeito de ventos fortes de norte que sopram a litoral.

    ResponderEliminar
  10. 1- Pesca Tradicional: A nível de navegação não se distancia muito da costa; pode ser praticada como lazer ou como meio de subsistência;É a pesca que utiliza os métodos mais antigos e simples.
    2-As razões são: a sua baixa profundidade; as suas águas agitadas; e a mistura de água doce dos rios que lá desaguam, causando uma maior iluminação e oxigenação que confere boas condições para a formação de plâncton, e um menor nível de salinidade e diversidade de nutrientes, que assim possibilitam a maior quantidade de pescado nessas zonas.

    3- A noroeste Atlântico, a nordeste Atlântico e indico oriente.

    4-As correntes maritimas também explicam a quantidade e diversidade de recursos piscícolas no mar. Estas podem ser quentes ou frias. A zona de contato entre as correntes são aquelas onde a diversidade é maior, devido à grande agitação das águas, isso provoca uma maior oxigenação (qu conduz a maiores variedades de plâncton), mas também uma grande variabilidade da temperatura e salinidade.

    5- Caracteriza o fenómeno de Upwelling da costa portuguesa.
    Resposta: A corrente de Portugal é uma corrente quente, não sendo, por isso, muito favorável ao desenvolvimento das atividade piscícolas. Contudo, os ventos fortes de quadrante norte, que se fazem sentir ao longo da costa, sobretudo no verão, arrastam consigo para o largo das águas superficiais. Desenvolve-se assim, uma corrente de compensação ou seja, as águas frias e profundas ascendem à superfície para substituir as que foram afastadas pelo vento levando a um aumento da agitação das águas e da diminuição da temperatura, o que se traduz numa maior oxigenação das águas e numa maior abundância de plâncton e outros nutrientes. Esta corrente de compensação designa-se por upwelling (é uma corrente de ascendente de águas frias do fundo para a superfície). O fenómeno de upwelling é, nos meses de verão, responsável pelas maiores quantidades de espécies como a sardinha, o carapau... ao longo da costa portuguesa.
    João Cavaleiro n°10 10°B2

    ResponderEliminar
  11. Guilherme Silva n8 10b218 de maio de 2020 às 10:04

    Guilherme Silva n8 10 b2
    1- Pesca tradicional: sai por curtos periodos de tempo; ocupa maior número de pescadores; usa pequenas embarcações; Pesca moderna: usa técnicas de pesca modernas; usam maiores embarcações; permanecem mais tempo no mar.
    2- As razões são: a sua baixa profundidade; as suas águas agitadas;e a mistura de agua doce dos rios que lá desaguam.
    3- 3 grandes zonas de pesca a nivel mundial são Noroeste Atlântico, Pacífico Noroeste e Pacífico Sudoeste.
    5-O fenómeno de upwelling nas costa portuguesa, que se dá no verão, consiste na subida de águas superficiais, muitas vezes ricas em nutrientes, para camadas de água superficiais, por efeito de ventis fortes de norte que sopram a litoral.

    ResponderEliminar
  12. 1.
    Pesca Tradicional
    - Técnicas rudimentares
    - Reduzidas capturas
    - Autoconsumo ou mercado local

    Pesca Moderna
    - Técnicas avançadas
    - Grandes Capturas
    - Mercado Nacional, Mundial

    2-Existe uma abundância de pescado nas Plataformas Continentais, pois apresentam pouca profundidade o que permite maior penetração da luz solar e favorece a formação de plâncton, é nela que se concentram 80% de todas as espécies capturadas na pesca e tem grande riqueza de nutrientes orgânicos, inorgânicos e é ainda bastante oxigenada.

    3-Três das grandes zonas de pesca a nível mundial são as águas do nordeste atlântico que se localizam junto à costa europeia (uma das mais importantes áreas de pesca a nível mundial), Pacífico Noroeste e Pacífico Sudoeste.
    4-As correntes marítimas são importantes para a pesca porque devido à grande agitação das águas, isso provoca uma maior oxigenação (que conduz a maiores variedades de plâncton), mas também uma grande variabilidade da temperatura e salinidade.
    Assim a reprodução dos animais marinhos é maior.
    5-O fenómeno de upwelling é muito comum na costa portuguesa, é caracterizado por ventos fortes carcteristicos dos meses de verão (nortadas), que sopram junto ao litoral, afastam as águas superficiais para o lago. O upwelling é uma corrente de compensação que se desloca na vertical e traz à superficie as àguas profundas (frias e ricas em nutrientes), atraíndo uma grande abundância de espécies, como a sardinha e o carapau, o que favorece a atividade piscatória.

    ResponderEliminar